COLOCAR TÍTULO


CARTAS DO CAMINHO...

Servos do "Caminho da Graça" no Caminho da Vida e da Verdade, quero lhes falar "quase" um pouco...
Vou transcrever aqui textos de alguns irmãos amados, e eu falarei em VERDE, ainda que odeie a idéia do PALMEIRAS vir a ser campeão brasileiro...rs

É como colei abaixo:

NISSO VOS LOUVO

Gente amada, uma das maiores evidências de que o Caminho Brasil caminha "sem mim" – quero dizer – sem que eu precise manter a ação presencial dos primeiros anos de serviço às Estações nascentes foi demonstrada nesse feriado: Tivemos 3 encontros regionais do "Caminho da Graça". Em MG, com o Chico; em Curitiba, com o Bregantim, e em Salvador, com o Adailton, e antes, em Vitória com o Bregantim também.

Que alegria não ter sido convidado. Não porque não quisesse estar com os irmãos, pois quando estou, percebo que EU ESTOU com a alma inteira na experiência comunitária e me sinto pleno em meio às comunhões e reuniões; mas digo isso porque a rotatividade necessária à saúde do Movimento está estabelecida, e meu coração fica grato de ver isso POSTO, ver isso FEITO! Nenhum "Movimento" é "movimento" se suas "peças" não se movimentam! E daí, só muito recentemente pude me sentir cada vez mais "liberado" de uns serviços para ver se cabem em mim outros tantos. E tudo aconteceu sem democracismos melindrosos, sem concílios e consensos, que são feiras de vaidades travestidas de correção política e a polidez cínica de falsas unanimidades nas instituições que conhecemos nesse mundo.

E ainda, tudo segue sem reportações a mim, sem consultas que só seriam 'formalidades' que não existem entre nós... Nós, que confiamos uns nos outros, e não o fazemos por causa de alguma "confraria mentorial", mas devido ao espírito que compartilhamos, onde um considera o outro superior a si mesmo.

NISSO NÃO VOS LOUVO

Por outro lado, há outros que servem ao Caminho com todo empenho, e PRECISAM começar a fazê-lo sem gemer todo dia por causa das respostas que pedem e raramente chegam para coisas mínimas. Falo do Chico e do Valmir, especialmente, além de outros de nós, de "menor expressão". Eu digo para o VALMIR: Mano, me recuso a pedir o que você já pediu pra todos, pois isso significará que só vale o que "os caras" pedem (quando é o caso), e não posso aceitar que passados 4 anos de SECRETARIA VIRTUAL DA MENTORIA DO CAMINHO feita pelo Valmir, lhe falte a submissão de cada um de nós àquelas coisas que ele precisa organizar em termos gerais, no cotidiano de um movimento minimamente organizado. Porque ele é meu parceiro da Estação Local, mas cuida do grupo de mentores nacionais e internacionais com a mesma paixão e entrega!

Mas parece-me às vezes que o GERAL não interessa pra quem entrou nisso objetivando somente o que é LOCAL, PESSOAL, PARTICULAR, etc... Considerem, então, que o "Caminho" é tudo: o que eu acho 'gostoso' e o que eu NÃO gosto, mas é necessário porque diz respeito a um MOVIMENTO e não somente aos MEUS movimentos entre os meus! É necessário apoio financeiro à um fundo GERAL, (eu gostando ou não...) e tenho que tentar contribuir... É necessário também um mínimo "olá, estou aqui!" quando o Valmir pede para cada um simplesmente dizer SE ESTÁ VIVO!
Pois são nessas pequenas coisas que a gente percebe as que se escondem, grandes.

Agora, o Adailton vai pedir para todos, TODOS, TODOS, TODOS os chamados "mentores" participarem virtualmente de um encontro on-line com o Caio e alguns de nós em Brasília. Era pra ter uma reunião presencial. Optamos pela virtualidade (VVTV e MSN) para que todos pudessem participar sem a terrível seleção que os custos $ de viagem aérea acabam fazendo. Não dá pra ser uma reunião no estilo "quem pode vai, quem não pode, perde!" (somos em torno de 150 pessoas cadastradas naquele grupo chamado mentoresdocaminho@googlegroups.com e não queremos pesar ninguém).

A reunião de fim de ano é para todos esses, então! SIM, para cento e cinquenta e sete emails inscritos que PEDIRAM PRA ENTRAR E QUE NÃO PEDIRAM PRA SAIR em tempo algum, mas já não ABREM nem nossos emails informativos (!?) - suponho.

Portanto, meus irmãos, é tudo pra todos! Quem não tem computador em casa ou no escritório, pode ir pra Lan House. Não mata ninguém ir pra Lan House...rsrs... Tem muita gente indo pra Lan House nesse país só pra poder abrir o site diariamente, conforme testificam as cartas que a gente recebe.

A reunião será dia 21 próximo. Um sábado. Pela manhã, com uma palavra do Caio; e á tarde, um tempo interativo relacionado às perguntas enviadas durante a manhã.

Quem não puder participar NEM ASSIM... Avisa agora (e manda o atestado médico o quanto antes...rs)

Amados, apoiemos uns aos outros.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
EPÍSTOLA DO JOVEM CARLOS CLAY

Para demonstrar o que eu digo acerca do rodízio espontâneo no serviço, leiam, por favor – os que ainda não o fizeram – m esse resumo do Carlos Clay sobre a passagem do nosso amado capelão, Carlos Bregantim, pelos grupos do Espírito Santo. É como segue e é dos mais expressivos resumos que eu já li sobre as questões envolvendo tanto nossas "angústias pastorais" como as perplexidades constantes em relação a nos definir historicamente: Qual é a do Caminho?

Uma das questões sobre nossa caminhada que meu coração vira e mexe é obrigado a refletir é sobre qual a proposta do Caminho e, se esta proposta se perderá com o tempo. Reconheço que esta não deve ser nossa preocupação, porém nestes dias de visita do Bregantim conosco, algumas questões ficaram muito claras a mim e posso dizer que também a todos que caminham conosco em Vitória, Espírito Santo. Duas coisas muito claras expressas em todo o conteúdo do site www.caiofabio.com e também explicitadas pelo Brega aqui, diz respeito a que NÃO estamos preocupados e nem interessados num reino temporal. Não visamos e nem priorizamos locais antes dos caminhantes. Não estamos construindo "igrejas”, estamos reconstruindo pessoas. Não priorizamos ar condicionado, cadeiras, telhados, forros, paredes, geladeiras, fogões... mas pessoas. Não estamos movidos por ambições e nem retaliações. Não estamos aqui para "provar" nada como se tivéssemos que tornar as "ESTAÇÕES DO CAMINHO" objeto dos holofotes do mundo.

O NOSSO "NEGÓCIO" SÃO AS PESSOAS!

Outra coisa que me ficou muito clara é que alguns pastores que estiveram conosco devido a visita do Bregantim, de fato têm um coração bom, mas não largam mão da figura do TOTEM PASTORAL. Usam até como parte de suas apresentações. Oram pela chave do carro novo do fulano. A potestade pastoral adoeceu tanto que até pensam em ser uma ESTAÇÃO DO CAMINHO devido a leveza da mensagem mas ao mesmo tempo querem manter o clero longe dos leigos. Querem castas!

NOSSO "NEGÓCIO" TAMBÉM NÃO É ESSE!

Nosso negocio é resgatar em nós as prioridades do Reino de Deus e do serviço ao próximo.

Só isso e tudo isso.

Carlos Clay
Caminho em Vitória / ES

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
EPÍSTOLA DO JOVEM FERNANDO LIMA

E, por fim, estou colando também os coments do Fernando, de Salvador, sobre a importância do apoio itinerante às Estações no Brasil, realizadas pelo Adailton. Amigos todos, leiam o Fernando como quem lê uma carta apostólica, porque no "Caminho" são raras as oficializações. Elas só se dão em termos práticos.
Como assim? Sim, é porque já se está fazendo que se institui o que já É, para continuar SENDO com maior potencial e aceitação. A carta do Fernando é a expressão da oficialização des-oficializada, sem deixar de ser organizada!

Tamanha é minha alegria, que os meus dedos não conseguem acompanhar o fluxo de meus pensamentos enquanto escrevo...

Digo com respeito ao Encontro Regional que realizamos aqui em Salvador com a vinda do Adailton... Ouvimos uma palavra desafiadora, um homem com uma didática profícua, coração compungido pelo Evangelho - que o resultado não poderia ser outro: os caminhantes refletindo e assumindo compromissos na comunidade e pessoas se agregando definitivamente ao Evangelho porque compreendeu que não há como barganhar com a instituição.

Isto é um fruto, porque Deus, eu e alguns dos irmãos sabemos de nossa dificuldade com o "descompromisso" advindo do não entendimento correto do que seja caminhar na graça; bem como da ambivalência dos que ainda ficavam em cima do muro da instituição.

O Adailton viu e ouviu, o mano que mais me ajuda desde o início dos encontros, dizer: "ouvindo o vídeo do Caio específico pro encontro e o que vimos e ouvimos do Adailton, penso que vou ter que sair de cima do muro".

Porque tive resistências de alguns irmãos que se preocuparam de imediato se o Adailton não viria como uma espécie de "fiscal" do "Caminho da Graça" (que coisa, isso não é falta de confiança no Adailton não. É falta de confiança no Fernando, no Caio, em mim, Marcelo, que falei no Rio sobre o Adailton, é medo de quem tem medo de ser "fiscalizado", o que não é necessariamente um problema soteropolitano, é um problema HUMANO!); suspeição por mim refutada porque compreendi desde as definições lá no Rio que o serviço do Adailton seria para confirmar as Igrejas do Senhor por onde passasse.

E assim vi o que expectei cumprir-se diante dos meus olhos e de todos que estão felizes e gratos pela vinda do Adailton.

Tal foi-é nossa gratidão, que nosso compromisso em apoiar o Adailton se firmou nesses dias... Queremos dar cobertura no que for necessário para que ele complete as viagens, de estação em estação, tendo, eu, pedido, que ele retorne outro dia para atendermos com mais tempo os do interior da Bahia, alguns deles que de fato queiram por a mão no arado em prol do que lhes faz bem, a Boa Nova.

Ontem nosso papo se encerrou por volta das 3h00 da madrugada (exploramos o Adailton); mas ora nos sentíamos ante o fervor de Paulo, ora da argumentação arguta e convincente de Apolo, quando discorreu para nós acerca da glória do Evangelho, que é o Verbo Encarnado como chave interpretativa de todas às coisas; e olha que não faltou contrapontos conforme a característica de cada irmão que compõe nosso grupo.

Mas apenas refletindo a importância do serviço itinerante do Adailton, é que sugiro que seja dado o seu valor porque dou testemunho de quão benéfico e útil foram tais encontros...

Fernando Lima
Caminho em Salvador / BA


[O Portal dos Invisíveis]