SOS RELIGAR-NORDESTE
Projeto Sertão Melhor 
EducAção e Convivência com o Semiárido

RELATÓRIO 

COMO PODEMOS VER NA FOTO, O QUE EXISTIA NESSE TERRENO ERA MUITA AREIA E PEDRA:





AGORA, O QUE TEMOS É MUITO VERDE E A CERTEZA DE QUE COM ÁGUA, É SÓ PLANTAR.

Para todos nós essa realidade é motivo de muita alegria, e o perfurar poços em locais certos um caminho.
Desde a nossa chegada no sertão para o levantamento de necessidades e ações a serem implementadas, tivemos muito chão percorrido e isso tem sido gratificante por tudo o que tem ocorrido na caminhada.
Após nossa tristeza pela realidade de não termos encontrado água no terreno de Paulinho, em três poços que deram seco, o mano e Coordenador Fernando Lima decidiu levar em frente a ideia original do projeto no Sítio Logradouro, e criarmos lá um modelo diminuto do que irá ocorrer no terreno do SOS, arrendado por nós sob titulo de gratuidade (que é o de Paulinho, sendo que com água puxada de um poço próximo), um Kibultzim. Nesse caso, teremos outra horta, só que essa será seguindo os padrões do modelo kibutz, com irrigação por gotejamento sem a necessidade do uso de energia elétrica. 

Já temos a área, e ela já foi trabalhada por um trator que virou a terra e a deixou pronto para a adubação e criação da sementeira e da horta. Vê foto abaixo do terreno.


Essa é uma área de 500 m², seis vezes maior que a atual, e essa horta, será tratada com outro critério, o critério de empreendimento, e dela já existirá o recurso para a manutenção dos que nela estiverem trabalhando.  Ela será trabalhada de modo sistemático e com passos que precisaram serem seguidos:

1.      Inicia com a identificação das tarefas e organização do cultivo, cada coisa terá o seu liugar e sua particularidade, e para isso, estaremos contando coma ajuda de voluntários com formação técnica e organizações que estaremos contatando. O modelo segue conforme abaixo:


2.      Providenciar os insumos necessários a criação da sementeira: exterco, sementes, preparo do terreno;

3.      Ao mesmo tempo em que se providencia os passos acima, levantaremos a caixa do sistema de irrigação, e em seguida a instalação do sistema de irrigação;

4.      Criar as sementeiras e a plantação dos cultivos definitivos;

5.      Fazer a manutenção da horta observando se o sistema de irrigação esta funcionando de modo correto, fazendo os ajustes necessários; trabalhar a terra (xaxa),capinar o mato; verificar aparecimento de pragas, aplicar defensivos naturais;

6.      Preparar as hortaliças para a comercialização. Nesse caso, tudo o que for colhido precisará ser lavado e armazenado em local adequado, adquirindo dez caixotes plásticos  conforme  modelo abaixo, onde as hortaliças serão transportadas.


7.      Os defensivos que serão produzidos para aplicação na lavoura serão o : NIN E O ÓLEO MINERAL, nesse caso precisaremos de pulverizador. Todos os defensivos são naturais e não alterarão a qualidade de produto orgânico das hortaliças;

8.      Criação de um local para o trato das hortaliças colhidas, onde possam ser lavadas e armazenadas para comercialização. Esse local precisará ser coberto e com piso de cimento. Ele será confeccionado com madeira da região, e cobertura de brasilit e feito pelos maridos das mulheres do grupo.

9.      Todo o trabalho na horta, será desenvolvido com luvas e equipamentos que foram adquiridos de modo a priorizar a segurança e higiene no manuseio das hortaliças.


Dessa forma, pretendemos dar uma disciplina aos trabalhos desenvolvidos, bem como, partir para a educação nas normas e procedimentos e nas relações interpessoais.

Demos início ao curso de artesanato com os fuxicos, tivemos o comparecimento de todo o grupo no primeiro dia e no segundo dia mais sete pessoas vieram para o curso. Como mostrarei nas fotos abaixo, o local hoje utilizado é o terraço de Roseane, e uma mesa pequena e quadrada, dessas de bar, e todos ficarma em pé durante três horas do curso. No segundo dia, as mulheres vieram com as crianças, por não tem com quem deixa-las. Nesse sentido, precisaremos de um local onde possamos reunir as mulheres para os cursos, e nesse mesmo local, podermos realizar palestras e outros trabalhos. É duro ver a cena onde as crianças  ficam brincando no chão e sem um local adequado, bem como as mulheres ficarem 3 horas em pé.

Como podemos observar, precisamos mesmo de uma lugar para as aulas e outro para as crianças. 

O que mais está me preocupando são as questões de saúde. São constantes os casos de verminoses na região, e o grupo, sempre que chego por lá, temos alguém com crise de verme. Nesse sentido, precisamos convocar voluntarios na área de saúde para o trato desses e outros pontos. Na última ida lá a uma semana atraz, encontrei uma situação de uma criança que estava tão debilitada que estava engantinhando por não ter forças para ficar de pé. Ela estava com desinteria a alguns dias, Ela foi tratada por Roseane e a criança já anda, mais come com dificuldades. Estamos preparando palestras na área de saúde e de relacionamento interpessoal. O paulinho, esta cuidando das questões de saúde, a Poliana, esta junto comigo e o Pedro, verificando uma sistematica para implantação de uma filosofia de comportamento, tomando por base a flor da sustentabilidade, apresentada pela Eveline.

No mais, vamos em frente.

Recife, 20 a 24 de Julho de 2013.
Augusto Pergentino
Supervisão SOS Religar Alto Sertão/PE


A Agência de Voluntariado SOS Religar é parte do Movimento Caminho da Graça, que serve também fora do Brasil, através da Associação Humanitária Caminho Nações.

Mais informações em: www.sosreligar.com
Canal no Youtube: www.youtube.com/caminhonacoes

DOAÇÕES
SOS RELIGAR SERTÃO | Itaú | 341 | Agência: 2974 | Conta Poupança 30865 8
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA CAMINHO NAÇÕES – WAY TO THE NATIONS | CNPJ: 13.099.198/0001-54

www.sosreligar.com
www.caminhonacoes.com