Deus. Este é o tema. Este é o assunto. Deus tema. Deus assunto. Deus criado.

Deus pensado. Deus explicado. Deus filosofado. Deus objeto. Deus de estudo. Deus de discussão. Deus de letras. Deus de palavras. Deus de ideias. Deus segundo o homem. Deus conforme a nossa imagem.


Jesus é Deus. É Deus desde que Deus é Deus. Ou seja, ele e o Pai são Um, e, não, "se tornaram" Um. Por isso, tudo nele é simples e soberano. 

Não se importa com o tamanho de coisa alguma, não se aflige em posicionar-se bem, não é estratégico segundo o mundo em nada do que faz; escolhe a via que é vista de modo inverso pelo mundo, andando, assim, na contramão de tudo o que o homem chama de fácil, bom e largo. 

Escolhe a vereda que ninguém aprecia, que é o caminho da graça, do perdão, da misericórdia, da bondade simples e natural, da compaixão, da verdade conforme o entendimento e da disposição de morrer, mas não de matar. 

O mundo, como sistema humano, é "anti-Ele" como Caminho, Verdade e Vida! Ele, todavia, é o Caminho, a Verdade e a Vida e, portanto, não pede licença para ser e nem julga que, para que ele mesmo fosse, tivesse de acontecer no palco das vaidades humanas. 

Assim, sua simplicidade de encarnação é sua maior soberania, pois, em qualquer lugar, aquele que é se faz ser.

Caio