Ora, o que fica do dízimo para nós hoje?
13 de fevereiro de 2010
Postado por Unknown
"Caio, o que você acha do dízimo?" — é uma pergunta recorrente no site.
Ora, o que fica do dízimo para nós hoje?
1. Ele fica como medida mínima da dádiva, mas não como Lei da Oferta, pois, antes de tudo, o que vale não é o dar o dízimo, mas sim a sua dádiva com amor, alegria e gratidão. Sem tais coisas nada é dízimo espiritualmente falando.
2. Ele fica como referência prática do que o amor e a justiça e miseriócordia realizam quando nos habitam.
3. Ele fica como algo invadido pelo amor ao próximo, e não apenas como ritual do templo.
4. Ele fica divorciado do Templo como único lugar para se dizimar o bem material, pois, agora, em Cristo, o dar é em amor ao próximo carente, e, também, segundo Paulo, para ajudar a continuidade do anuncio do Evangelho. Isto pode acontecer também num lugar de culto, mas não se circunscreve a ele.
5. Ele fica como algo a ser gerido pelo próprio discípulo , devendo ele dar prioridade ao pai e a mãe, e, depois, aos pobres e ao anuncio do Evangelho. E gestão é do discípulo por é fruto do amor, e ninguém pode fazer gestão de amor por nínguém. Simples assim.
Este é o espirito das contribuições conforme o Novo Testamento.
Nele, em Quem amor e ato nunca se separam,
Caio
Este artigo foi postado por Blog do Caminho em 13 de fevereiro de 2010 às 17:36 e está arquivado em dízimo. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0 feed. Você pode também deixar seu comentário aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 de fevereiro de 2010 às 12:18
DÍZIMO JÁ FOI CORROMPIDO É UM NOME FEIO QUETAL UM NOME MAIS CARINHOSO COMO POR EXEMPLO: OFERTA PARA CONTINUAR O MESMO BEM QUE FEZ PARA MINHA VIDA SEJA PARA OUTROS AMEM!!!
14 de fevereiro de 2010 às 16:22
Vc já imaginou se o título fosse "O que fica da OFERTA PARA CONTINUAR O MESMO BEM QUE FEZ PARA MINHA VIDA SEJA PARA OUTROS´nos dias de hoje?
Não. O termo não é o problema. O termo é só a ponte para que, então, se possa falar que isso que eles chamam de DÍZIMO só ficou como OFERTA PARA CONTINUAR O MESMO BEM QUE FEZ PARA MINHA VIDA SEJA PARA OUTROS'...
Se vc ler o texto, verá que é conforme te digo...
Abração
14 de fevereiro de 2010 às 16:38
Em meados dos anos 80, ao me converter, em um culto, doei todo o meu salário, ganhei o apelido de "viúva pobre"; passado um tempo o bispo MClister, acabou com a "igreja" no KM 18 na Barra, onde demônios eram expulsos pelo sons dos instrumentos, para fazer a Catedral da INV, acabando e dispersando centenas de pessoas que sinceramente criam em Jesus e viviam como em Atos .
desgostoso abandonei a igreja e o evangelho, mas sempre ardeu em minha alma a sede de Jesus.
agora aos 46 anos, depois da volta, vieram com a questão do dízimo, fui consultar a bíblia e descobri o dízimo de Aabrão, de Jacó(que não vejo pastor nenhum pregar, o dízimo que nós mesmos consumimos" escolha um lugar e compre carne e bebida forte", a questão dos 3 dízimos, o esclarecimento do dízimo de Malaquias, a questão do dízimo como pano de fundo em mateus e lucas e finalmente o desvelamento da coleta em coríntios e a alegria de ajudar o próximo mais que contribuir para construção de "templos".
não dou dízimo, pois não quero viver embaixo da lei, não obstante, o que gasto com pessoas que precisam de mim, sem que eu espere nada de retorno, ultrapassa em muito 10% do que ganho.
Assim, agradeço ao senhor Caio, pois por meio do seu site que um amigo indicou, descobri que não estou sozinho,luto faz tempo contra essa lei do dízimo, que se eu seguir, tenho que seguir mais 612! Eu não frequento igrejas no sentido comum, pois parecem feudos de homens que representam Deus; mas sou a igreja, eu e todos os que amamos Jesus como caminho, verdade e vida e dar um pouco do que temos é o mínimo, mas como oferta, com amor; e não como dízimo, pela lei pela obrigação.
finalisando, apesar de não dar dízimo em igrejas, não conheço devorador, não me falta nada(alegria, tristezas, tribulações e uma sede de Deus que transborda medidas)
17 de fevereiro de 2010 às 12:16
MANOS QUERIDOS ! LI O TEXTO E SENTI UM DESEJO IMENSO DE POSTAR AQUI NOS COMENTÁRIOS ...
PARA MIM O DIZIMO SENDO ASSIM DITO OU USANDO OUTRO TERMO QUALQUER NÃO FAZ IMPORTANCIA ... É TÃO SOMENTE O MEU OLHAR VOLTADO PARA ALGUÉM PRÓXIMO OU LONGE CARENTE DE UM ABRAÇO DE MAMÃE OU UM SIMPLES APERTO DE MÃO E TAMBÉM ALGO RELACIONADO A NECESSIDADE FINANCEIRA SEJA PARA O ALIMENTO OU OUTROS FINS ... PARA MIM NO ¨CAMINHO¨ O ATO DE DIZIMAR É O ¨AMOR¨ O MESMO QUE DIZ TODOS OS DIAS ... TIVE FOME E SEDE E NÃO ME DESTES DE COMER E BEBER . ERA FORASTEIRO E NÃO ME ACOLHESTES ... NO CAMINHO JESUS É O NOSSO PRÓXIMO E QTAS VEZES ELE PASSA POR NOS E NÃO O PERCEBEMOS POSTO QUE O NOSSO CORAÇÃO E O OLHAR SÃO TOTALMENTE VOLTADOS A NOS MESMOS . TUDO VEM DA GRAÇA E NO CAMINHO AQUELE QUE ANDA CONSCIENTE DESSA GRAÇA DÁ SEM ESPERAR ALGO EM TROCA E EM SILÊNCIO. SIMPLISMENTE SE RENDE AO AMOR INCONDICIONAL PORQUE SABE QUE É AMADO.
A TODOS O MEU CARINHO DESDE A TERRINHA DO SOL NASCENTE.
VIVER É CAMINHAR COM O CORAÇÃO GRATO . É TOMAR A INICIATIVA DE AMAR E SERMOS MISERICORDIOSOS. É ENCONTRAR A PAZ ETERNA QUE HABITA EM NÓS E SEGUIR SEM JUSTIÇAS PRÓPRIAS SOMENTE PACIFICADOS NA GRAÇA . É SER FORTE QUANDO SOMOS FRACOS .
SOBRETUDO VIVER É CAMINHAR SEM MEDO CONFIANTES QUE O ¨PAI ¨ NOS AMA POIS ¨ELE¨ É O AMOR E ESSA ALEGRIA SOMENTE ¨ELE¨ PODE NOS PROPORCIONAR.
BEIJOS A TODOS
INÊS
JAPAN