... e por não haver umidade, secou...
10 de novembro de 2012
Postado por Unknown
HÚMUS, HUMOR, HUMILDADE, UMIDADE — temas do coração!
“... e por não haver umidade, secou...”— Jesus.
Umidade é essencial...
A palavra designa aquilo que está afetado pela presença da água, especialmente em estado gasoso ou vaporizado.
Umidade vem da mesma raiz de húmus, que designa o estado de adensamento de matéria orgânica carregada de fertilizantes naturais produzidos por minhocas e micro-organismos, deixando o chão fértil.
Umidade, húmus, humor...
Humor também tem seu vínculo com a mesma raiz filológica. Afinal, o que é humor senão uma atitude fértil, rica, cheia de húmus e de umidade e, portanto, aberta à vida — como o bom humor produz.
Jesus disse na parábola do Semeador, em Marcos, que a semente que produziu foi aquela que caiu em terra com umidade; humorada por húmus e humildade.
Humildade também se conecta à mesma raiz de húmus, humor e úmido.
Humildade designa o ser de atitude proativa, ensinável, acolhedora, receptiva, bem humorada, umedecida pela boa vontade; sendo assim, portanto, um ser ensinável; ou seja: humilde.
Segundo a sabedoria de Jesus na parábola do Semeador, as sementes que não vingaram foram as que caíram em terra seca, ou superficial, ou pedrada, ou mesmo saturadas de espinhos — que nascem em geral em lugares secos.
Ora, isto deixa claro que até para que alguém aproveite o Evangelho, é necessário que nele haja umidade interior, o que denota a presença de húmus/humor, húmus/humildade — ou seja: tem-se que ter a atitude interior de uma terra rica, aberta, acolhedora, umedecida, bem humorada para com a bondade de Deus. Sim, terra/coração humilde, e, portanto, ensinável e pronto para ficar prenho do sêmen do Evangelho.
Quem assim se oferece a Deus, ao Evangelho, à Palavra Semente da Vida, esse é boa terra; e em tal estado se manterá se não perder o húmus, o humor, a umidade, a humildade.
Sim, quem assim é e assim se mantém, dará fruto de crescimento no amor a 30%, a 60% e a 100%.
Nele, que nos chama a aprendermos com Ele a sermos mansos e humildes de coração,
Caio
10 de novembro de 2012 – Lago Norte – Brasília – DF
www.vemevetv.com.br // www.caiofabio.net
Este artigo foi postado por Blog do Caminho em 10 de novembro de 2012 às 15:58 e está arquivado em caio fábio,espiritualidade,reflexão. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0 feed. Você pode também deixar seu comentário aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário