CAMINHO-NAÇÕES 2012 - TENTAÇÕES PESSOAIS EM RETROSPECTIVAS

A rua Liberté

Comecei 2012 em Dakar, capital do Senegal, no Oeste Africano. E após quase um mês negociando com autoridades políticas, agências humanitárias e órgãos de imprensa surgem novos lemas e personagens na Missão: Talibés, Dharas, Marabuts, Joseph Nassakou, o Ministro Lamine Faye, Chemin des Nation, Chemin Du Futur e ... tiradas as pedras daquela savana do meio do caminho do futuro, inauguramos nosso escritório na Rua Liberté! Viva la Liberté.

A Construção do Futuro
O projeto em Dakar é imenso e exigia passar o ano arquitetando o impossível p´ra ganhar o jogo contra o abuso, a exploração, o tropeço dos pequeninos, o comércio religioso da fé – seja lá de que matiz for... E ainda almejo resgatar meninas Dalits na India (youtu.be/LIWE1CPBF88)...

Ah, mas toda essa “presunção” que advém da automação do coração de quem já viu Deus fazendo muitos milagres, encontrou-se com a própria realidade numa lan house em Madrid. Pela webcam, assisti impotente uma ventania derrubar as paredes de vidro da minha casa em Santos, com mulher e filhos chorando assustados diante de um misto de natureza feroz com incompetência arquitetônica. Chovia forte dentro da minha sala. Meu sogro socorreu a filha. Chorei sozinho: “Meu Deus, minha casa caiu e que raios eu estou fazendo aqui?”
***
Blefe I (um): Se você não consegue construir sua própria casa, como espera construir o futuro do outro lado do mundo, menino?

As pedras da Savana

Então, embarquei de volta p´ra casa, e no meio da noite fui ao banheiro do avião. Sangrei... Minha urina estava toda tingida. Havia se mexido o cálculo renal já detectado em exames passados. “Deus, conheço bem o que vem depois disso... Pai, me deixa ao menos chegar em casa sem querer derrubar esse avião de tanta dor!”

Passei o primeiro semestre sob dor. Dor em estado sólido, dor pura! Dura! Put(z)!!! E fui de internação em internação até operar, pois a maldita pedrinha invocou que não ia sair, obstruiu os caninhos todos, causou refluxo urinário e me levou à grave hidronefrose: o rim ficou quase duas vezes seu tamanho. Antes de agendar a cirurgia meu urologista perguntou: “Tem alguma coisa importante para fazer antes de operar?” Pensei num segundo: “Hum, deixa eu ver: tenho que embarcar meu amigo Edmilson para sempre, cumprir agenda de conferências pelo país, iniciar o SOS RELIGAR contra catástrofes no Brasil, inaugurar o INSTITUTO RELIGAR em Santos, gravar coisas, escrever artigos científicos, iniciar meu doutorado e... urgente, consertar meu telhado quebrado!” Mas curvado e suado de tanta dor, chorei sozinho. “ – Não, doutor! Não tenho nada que Deus não possa cuidar...”

Dor é dor.
E Deus não me chamou pra ser herói.
***
Blefe II: Se você não consegue nem lidar com uma pedrinha de nada como espera suportar as que ainda surgirão nessa Caminhada?

Ei, você aí!

Na África nossa de cada dia, Leonardo precisa de dinheiro na Nigéria, Edmilson precisa de dinheiro no Senegal e os europeus passaram o ano pensando em nos ajudar... Eles pensam muito.
Meu espírito romântico se acabou. Tem que lascar muita pedra para arranjar parceiros... Tenho que captar recursos, porque, agora, fruto da pregação insistente contra a delinquência religiosa temos pouco mais de 100 boquinhas africanas para alimentar, expedicionários distantes a sustentar e muitos sonhos para implantar.
Mas Deus chamou o Chico para ser herói... Só pode. Chico, Valmir e Philipe estruturam o Caminho-Nações para receber a confiança de quem gosta da gente: igrejas, empresas, associações e especialmente, pessoas “físicas” (gente que existe de verdade!). Sim, em 2012 centenas de anônimos mantiveram o compromisso mensal de doar um pouquinho. E de pouquinho em pouquinho... a gente faz um país!!! No segundo semestre, a Dora e irmãos empresários imprimem a segunda edição do livro MISSÃO: SALVAR CRIANÇAS-BRUXAS, pela Editora Prólogos. Fiz lançamentos aqui e ali, mas pouca gente quer comprar desgraça! Christian Grey está gozando com a minha cara... rsrsrs

E na volta do Encontro Nacional do Caminho em Brasília, meu contador pede uma audiência no consultório:
- “Você está quase falindo, doutor! Sua clínica não é a mesma sem você! As despesas são maiores que a receita!”
Olhei para o rosto da minha mulher:
“ – Por que você não me disse nada, Rê?”
“ – Eu temia que isso parasse você, parasse a Missão, sua paixão, doação...”
Voltei para o contador: “E o que eu preciso fazer?”
“Você precisa voltar a sentar naquela cadeira ali ó!”

Então, chorei sozinho no banheiro onde sempre choro sozinho e voltei. Vendi coisas. Descobri traições. Redescobri paixões profissionais. Mas parei meu doutorado. Parei de escrever. Parei de RELIGAR. Parei... de você.
***
Blefe III: Se você não consegue ganhar dinheiro nem para você mesmo, como pretende fazer isso para “seu próximo”?

Arreda, Satanás!!!

Assim, parei o ano inteiro. Mas não parei um só minuto!
Parei, mas não parei de caminhar... O Caminho vai se fazendo na estrada da Vida... E nesse Caminho, eu já não sabia que não havia fixidez? E eu, que estava fixado na itinerância, tive as asas quebradas e parei de voar. Tive que aprender a parar para continuar a caminhar... Tive que aprender a parar, para não andar caindo... Parei porque a Graça de Deus me parou, mas não parei em função de blefe maligno algum a cochichar no meu ouvido. Não tenho NADA p´ra conversar com o diabo! Eu só falo com o Pai... No mesmo ouvido sempre ouvia “NÃO TEMAS!”. Sua Graça-que-basta cuida de mim, cuida dos meus, cuida de tudo! Sou filho amado de Deus, com dor ou se dor, com dinheiro ou sem dinheiro!

Mas, daí, amigos, meu sumiço presente de sempre!
Daí, meus irmãos, uma saudade tão sólida quanto a pedra expelida, tão doida quanto sua saída, e ao mesmo tempo, tão festiva quanto a certeza que a gente continua junto nessa breve etapa da Eterna Jornada!

Amo vocês!

Um Natal de Paz e Gratidão!


Marcelo Quintela

  • Em tempo, quanto ao projeto SOS RELIGAR, o Fernando no Sertão Pernambucano, a Mônica na capital fluminense, o Zezinho no Distrito Federal e o Alex na Baixada Santista, estão cuidando da África instalada próxima a nós. Junte-se a eles!
  • A Equipe CN cresceu muito, com bases de apoio voluntário em todos os continentes. Obrigado a todos!
  • O Chemin du Futur não está mais na Rua Liberté, mas já libertou 50 meninos acolhidos numa casa bem maior. Reformamos a Dhara onde chovia sob 30 crianças que tinham que dormir de pé para não se afogar.  O Tony embarca para a Nigéria nos próximos dias para ajudar o Leo a cuidar das crianças-escravas que estamos resgatando de dentro de um campo de concentração que se finge de orfanato. Os europeus ainda estão pensando...
  • O INSTITUTO RELIGAR foi inaugurado em Santos, sob a presidência do Daniel Innocente, do Caminho-Consciência; e um estúdio está sendo montado. Também em Curitiba, Goiânia e São Paulo equipes caminhantes atenderam meu apelo de gravar para a Vem e Vê TV em 2013, a convite do Caio, num canal humanitário, missionário, comunitário.
  • O Valmir quase infartou no meio do ano. Estava todo entupido. Fez cateterismo. Está bem. Deus foi bom comigo...
  • O Caminho Santos tem novos mentores, o Clayton, o Madson, o Thiago e o Felipe.
  • E eu... Eu tenho outra pedrinha de um centímetro quieta no rim direito. Trégua para consertar minha asa quebrada e descansar, já que esse mundo-como-o-mundo-é infelizmente ainda não acabou...


 Para doações:

BANCO ITAÚ (# 341)
Agência: 2974 | Conta: 27523-8