Olá mano Marcelo Porto,

É sempre bom quando sentimos que alguém se lança DE FATO para somar nessa empreitada, seja como for.

Eu sou - junto ao Marcelo e ao Caio – uma das pessoas que batalha neste projeto Nigéria. Dirijo o trabalho em campo e vou ser bem rasgado nas respostas as suas perguntas.

1º) É a alimentação a maior dificuldade?
Mano, posso dizer que a alimentação é o que há de mais caro sim, apesar das dificuldades serem várias e enormes. Neste momento estamos num período de transição, tentando uma parceria com o governo local a fim de diminuir os empecilhos que eles criam para nosso trabalho. Pois, além de não cuidarem das crianças como deveriam, eles (o governo) ainda dificultam demais a vida de quem vem para ajudar.

Um problema sério que temos é a falta de roupas para as crianças. Eu sempre levo o quanto posso, porque é muito caro por lá. Inclusive, um dos projetos que queremos implementar no orfanato, é o de aulas de costura. A intenção é que não só alguns deles se profissionalizem, mas que também consigam fazer roupas para eles próprios.


2º) Quanto custa manter por mês cada criança na Nigéria?
Mano, o custo gira em torno de R$135/mês por criança. Basicamente inclui alimentação, remédios, educação básica e salário dos funcionários do orfanato. Não inclui roupas ou qualquer coisa que possa ser chamada de entretenimento. O alto custo é devido à região ser muito limitada em recursos, portanto quase tudo que se compra é de fora.

Estas crianças, em especial, precisam de mais remédios do que a média, visto que muitas delas têm problemas como Epilepsia, Tuberculose e outras doenças crônicas. Inclusive, em muitos os casos, foi o que levou suas famílias a crerem que elas de fato tinham algo de errado em seus corpos. E assim, aceitaram o rótulo de bruxo criado por pastores para explicar o problema.

Nosso planejamento é para em breve otimizar a utilização dos recursos e, se conseguirmos a parceria com o governo local, diminuí-los de alguma forma.

Um exemplo interessante é a menina Esther, a quem resgatamos nos últimos dias. Por causa de algumas circunstâncias precisei deixá-la temporariamente num outro orfanato, para que cuidassem dela para nós, mas eles nos cobram R$140 por mês.

Temos uns jovenzinhos que estamos ajudando também. Eles foram aceitos numa escola "técnica" da região. Com os jovens, os custos (assim que tabulados) serão até mais altos, mas no momento estamos fazendo muita coisa "na unha" até que consigamos estabelecer todo nosso projeto.

3º) Sei que como muitas vezes falta tudo, pergunto qual dos dois projetos
de vocês precisa de um auxílio mais emergencial?

Olha, no momento estamos a toda na Nigéria. Temos uma base com 3 nigerianos apaixonados pela causa trabalhando tempo integral. Dois deles são responsáveis por levar a mensagem à comunidade, acompanhar os casos recentes de famílias passando pelo problema da bruxificação e resgatar as crianças quando estão em situação de risco. A terceira pessoa é uma assistente social que nos ajudou voluntariamente por mais de um ano enquanto trabalhava para uma ONG inglesa. Agora está trabalhando conosco em tempo integral, nos ajudando a estabelecer uma base onde as crianças vítimas deste problema social possam receber mais do que alimentação e educação básica. Queremos dar também o amor que lhes faltou por parte da família, tratamento psicológico devido aos traumas que elas carregam, diversão que é necessário para um bom desenvolvimento e profissionalização, pois algumas delas já são adolescentes.

Então mano, toda ajuda há de fazer diferença, seja na vida de uma ou das 200 crianças como um todo. Mas só juntos, no mesmo espírito e com tudo o que somos, vamos mudar este sistema maligno que vem matando os pequeninos de Jesus na Nigéria.

Como contribuir?

Aí no Brasil temos uma conta, especifica para isso, onde recebemos doação.

Os dados seguem no fim deste e-mail.

 Se você tiver dúvidas ou sugestões mano, estamos aqui.

Abração e um ótimo fim de semana pra você!

Leo

Skype: leorocha7

Banco Itaú
Agência: 2974
Conta Corrente: 27523 - 8
CNPJ: 13.099.198/0001-54
Associação Humanitária Caminho Nações - Way to the Nations

Para saber mais informações sobre o Caminho Nações, acesse caminhonacoes.com