Informações Práticas

Caio, Marcelo Quintela, Chico Pacheco, Ana, eu e os queridos mentores do Caminho da Graça por todo Brasil são interrogados por muitos e por todas as vias de acesso sobre este assunto, isto é, COMO INICIAR UMA ESTAÇÀO DO CAMINHO DA GRAÇA.?

Todos nós já escrevemos sobre isto. No site do Caio há um arsenal de informações a respeito. Nos blogs de cada Estação do Caminho pelo Brasil certamente este assunto já foi tratado de uma forma ou outra. Todos já falamos com muitos e orientamos a este respeito outros tantos. Mas, as perguntas e duvidas continuam. Atrevo-me a escrever sobre o tema mais uma vez.

Vou expor aqui o que eu penso, entendendo que, certamente, escreverei o que já foi dito por muitos de nós do Caminho, mas, vou arriscar escrever outra vez.

01-QUEM PODE INICIAR UMA ESTAÇÀO DO CAMINHO DA GRAÇA?

Bem, penso que não é qualquer pessoa que deve aventurar-se nisto, pois, é óbvio, alem de ter experimentado conversão ao Evangelho para toda vida, deve ser alguém que já tenha vivenciado e vencido algumas barreiras. Vivenciado em si mesmo a eficácia da Graça, isto é, sabe que não há nenhum mérito pessoal para ser tão amado pelo Pai. Ele desejou e amou sem medida e nos comprou para Si mesmo. Deve ter vencido todas as convenções que de uma forma ou outra tentam enquadrar a Graça. Deve crer que a Graça não é propriedade da religião. De nenhuma religião, inclusive o Cristianismo.
A Graça não pertence a nenhuma instituição religiosa. Nenhuma mesmo.. Tal mentor deverá ter vencido todo instrumental utilizado pelas instituições para dar parâmetros e limites àqueles que receberam a Graça.
Devem conseguir viver sem cargos, departamentos, ministérios, programas, cronogramas e organogramas.
Deve ser alguém livre e ao mesmo tempo responsável.
Deve ser leve, sem ser leviano.
Deve ser simples, sem ser simplório.
Deve liderar servindo. Deve estar disposto a lavar os pés de todos, o tempo todo, todo tempo.
Deve ser daqueles que tem o que dizer, mas, atento a tudo que lhe é dito e saber ouvir com paciência.
Deve ser perseverante, sem no entanto, alimentar expectativas exageradas, isto é, aprender a celebrar pequenas vitórias, pequenos começos.
Deve ser alguém que aprendeu a se ouvir, ouvir o outro e, claro, ouvir Deus. Deve ser alguém tocado intimamente pelo Evangelho e disposto a radicalizar para que o Evangelho se encarne na vida de muitos.


02-QUANDO UMA ESTAÇÃO DO CAMINHO DA GRAÇA PODE SER INICIADA?

Quando esta pessoa citada no item acima encontrar mais uma pessoa, e juntas entenderem que foram conquistadas pelo Caminho. Sim, a partir do encontro de duas pessoas, conquistadas pelo Caminho podem desencadear encontros que certamente resultarão na formação de uma Estação do Caminho da Graça.


03-ONDE UMA ESTAÇÃO DO CAMINHO DA GRAÇA PODE SER INICIADA?

Em tese, em qualquer lugar. Estas duas pessoas podem, em acordo, decidirem por começar se encontrar num lugar que vai desde a casa de alguém a ambientes que poderão ser utilizados para estes encontros. Sim, a casa de alguém, uma sala de escola, ambientes públicos como lanchonetes, cafés, restaurantes, buffets, etc...Não há limites quanto às possibilidades neste sentido de local para se começar uma Estação do Caminho. Claro, quanto mais estratégico for este local, melhor. Mas, penso que nada pode impedir aqueles que desejam construir a partir das pessoas uma Estação do Caminho.


04-HÁ DIAS E HORÁRIOS PARA SE INICAR UMA ESTAÇÃO DO CAMINHO DA GRAÇA?

É obvio que não. Todos, hoje, já sabemos que, não há dias e horários sacralizados, portanto, as pessoas que concordaram em dar incio a uma Estação do Caminho, decidem também quais dias e horários são mais adequados para aquele tempo. O grupo pode e esta livre para buscar o que é melhor e sempre que for necessário, mudar, buscando o que atende melhor as expectativas dos caminhantes.


05-QUAL O CONTEÚDO DOS ENCONTROS EM UMA ESTAÇÃO DO CAMINHO DA GRAÇA?
- Convivência na Graça

- Consciência da Graça

- Reflexão no Evangelho da Graça.


06-QUAL MATERIAL DEVE SER UTILIZADO NOS ENCONTROS DE UMA ESTAÇÃO DO CAMINHO DA GRAÇA?

- Os Evangelhos e as Escrituras

- Os livros "Enigma da Graça", "Sem barganhas com Deus", o booklet  "O Caminho da Graça para todos"

- DVDs dos encontros de Brasília I e II, além dos vídeos dos encontros de Atibaia e Recife.

- Leitura no site ( www.caiofabio.com ) das reflexões, opiniões, devocionais e respostas de cartas onde Caio Fábio esbanja informações sobre o Caminho da Graça, e principalmente sobre a interpretação da vida segundo o Evangelho de Jesus Cristo.


07-HÁ UMA HIERARQUIA NO CAMINHO DA GRAÇA?

Não. O que há é um entendimento que o Caio é o mentor do Caminho da Graça por todos os motivos que não requer aqui nenhuma consideração. Que o Marcelo Quintela foi escolhido pelo Caio para supervisionar as iniciativas do Caminho da Graça pelo Brasil, portanto, é importante que ele seja comunicado sobre estas iniciativas, bem como dos encaminhamentos e desdobramentos das atividades das Estações do Caminho da Graça pelo Brasil (marceloquintela@caiofabio.com)


Bem, é obvio que há outros tantos itens que poderão ser acrescidos a estes e há também tantas outras perguntas que ainda deverão ser respondidas, mas, penso que estas são as informações mínimas para todos os que desejam iniciar ou encorajar alguém a iniciar uma ESTACÃO DO CAMINHO DA GRAÇA.


Se você é um destes, bem-vindo(a).


Graça, paz & bem a você.

Com carinho.

Carlos Bregantim
Supervisão São Paulo