Jesus lia as Escrituras
12 de agosto de 2009
Postado por Unknown
Sendo o Verbo, como Ele não conheceria um derivado da Palavra, que é a Escritura?
A questão, porém, é outra: Como Jesus lia as Escrituras? Ou como ouvia as palavras dela?
Aqui falo do modo como Jesus interpretou as Escrituras, e do espírito de entendimento que Ele nos dá a fim a discernirmos a Palavra na Escritura.
Isto porque Jesus diz que Suas palavras são a Palavra, e nos recomenda que as percebamos como espírito e vida, e não como letra estática, morta, mumificada, e que se oferece para exumação aos "Caçadores de Múmias", nos quais se tornaram muitos exegetas e hermeutas da Escritura.
Um exemplo extraordinário está mostrado em Lucas 20: 27-40 e Mateus 22: 23-33.
A narrativa diz que chegaram alguns dos saduceus, que diziam não haver ressurreição—e que também não criam em anjos e em coisas do gênero—, e perguntaram-lhe:
Mestre, Moisés nos deixou escrito que se morrer alguém casado, porém sem filhos, o irmão dele deve casar-se com a viúva de seu irmão, a fim de lhe suscitar descendência.
Pois bem, havia, entre nós sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem filhos; então o segundo, e depois o terceiro; e assim todos os sete tanto se casaram com ela, como também morreram, sem deixar filhos.
Ora, os saduceus não criam em ressurreição, e nem em anjos. Jesus ensinava o oposto.
Alguém diria: que sorte da mulher deles!
Enfim, morreu também a mulher.
Todos estavam ouvindo. Então, eles disseram:
Agora é o problema. Nossa questão é a seguinte: Na ressurreição, de qual deles será ela esposa, pois os sete por esposa a tiveram?
Respondeu-lhes Jesus:
Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus.
Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento; mas os que são havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são como os anjos nos céus, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.
E já que eles tinham usado o letrismo de Moisés a fim de criar uma Escritura, literalmente, sem espírito, Jesus também lhes disse, citando Moisés:
Quanto a ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, quando o próprio Moisés indicou, na passagem a respeito da sarça, chamando ao Senhor de o Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó?
Ora, Ele não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para Ele todos vivem!
Veja por você mesmo. Peça a Deus que o ilumine, a fim de que você discirna o espírito da Palavra.
Jesus é questionado com algo que deveria criar um problema moral e legal para a mensagem da ressurreição, visto que a Doutrina Moral, para os saduceus—que eram também, na sua maioria, da classe sacerdotal—, era muito mais importante que a vida; pois quem perde o espírito da Palavra, fica apenas com a falta de ressurreição das letras da Escritura.
Então, Jesus lhes responde apanhando o problema moral e legal, e o redimensionando na escala do espírito. Simplesmente diz que a imortalidade também não será moral e nem legal. E isto porque os elementos que condicionam a legalidade e moralidade são inexistentes numa dimensão onde cada um experimenta individuação completa e mergulha no amor e no entendimento absoluto.
No entanto, Ele fala não apenas do que sabe em-si-mesmo. Ele toma a Escritura em Gênesis—cujo texto, em total simplicidade, Jesus atribui a Moisés—, e mostra o que não está escrito, porém está dito.
O espírito da Palavra não está no que está escrito, mas no que está dito. E o modo como Jesus lê as Escrituras nos mostra a diferença entre uma coisa e outra; entre a letra e o espírito da Palavra.
Não está escrito que Deus é Deus de vivos e não de mortos, e que, portanto, a ressurreição é um estado também natural.
Em nenhum lugar do Velho Testamento isto está escrito. Todavia, está dito. E Jesus nos mostra isto apenas mostrando a sutileza do espírito do texto, e que se manifesta pela simples afirmação PRESENTE de que Deus É o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E como não se diz que Deus FOI o Deus daqueles homens; e como mesmo os três tendo existido na Terra em estado de contemporaneidade por algum espaço de tempo; tendo eles também morrido em sucessão; seria uma incongruência não os enterrar no passado da história, se tivessem morrido. Como porém viviam; era certo chamá-los na relação de vida PERMANENTE diante de Deus, pois para Deus, todos vivem.
Assim, Jesus não lhes tira dúvidas. Ao contrário, lança dúvidas nas certezas deles com a simples afirmação de Seu imperturbável entendimento espiritual. E mostra a eles que era Verdade o que Ele dizia, mas os deixa sem poder pegar em nada, visto que aquilo não estava escrito para dizer o que Ele disse, ainda que dissesse exatamente isto.
É assim o espírito da Palavra!
Caio
Este artigo foi postado por Blog do Caminho em 12 de agosto de 2009 às 08:51. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0 feed. Você pode também deixar seu comentário aqui.
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12 de agosto de 2009 às 09:20
Dois livros que me ajudaram muito a ver esse Jesus e sua forma de 'interpretar' o texto forma - "O Jesus que Nunca Conheci" e "A Bíblia que Jesus Lia". Ambos do Phillip Yancey.
13 de agosto de 2009 às 17:37
Gostei muito de ler isso!! Foi oq estava a explicar a alguns semana passada. A "palavra" não é Jesus, mas Jesus é a Palavra!!