Manos amados e queridos,

Iniciamos 2013 sem “pause” do que em setembro de 2012 abraçamos como oportunidade de servir aos meus conterrâneos e irmãos de um dos maiores biomas do Brasil, a Caatinga.

Foi por afinidade e necessidade que incursamos no Sertão do Alto do Pajéu (Pernambuco) e Cariri (Paraíba) para encarar os efeitos da pior seca e dos últimos 40 anos. Seca que está dizimando milhares de animais e afetando mais de 1 milhão de sertanejos.

Dezembro... Férias... Natal... Ano Novo... A empresa que trabalho me deu 14 dias de férias, e eu me dei ao trabalho de ir mapear a região e pavimentar de imediato uma Ação de Socorro.  Identificamos o lugar. Mata Verde, distrito de Tuparetama, Pernambuco. 41 famílias. Cenário: morte por “desgosto” pela seca de um pequeno pecuarista que viu  mais 30 de suas 62 ovelhas (ovelha e bode são bichos resistentes, mas não resistiram).  Suicídio em Sumé na Paraíba. O sertanejo velho foi tirar leite de suas vacas por volta de 5h da manhã e se desesperou.  Notícias tristes de desesperos por todos os lados.

Marcamos a data da Ação: 26 de Janeiro de 2013. Pessoas estão se mobilizando, além de contribuições vindas da Estação Recife, Salvador e amigos meus, médicos e empresários.

Eu queria apenas levar água potável e alimentos. Mas a Vanesca de Recife quer também dispor suas habilidades odontológicas, a Eveline e outros seus perfis sociais. Além da militância da Glaucia por lá.


A logística da Ação terá  parceria (além dos acima descritos) da igreja assembleia de Deus, do Pastor Rubenildo Alcântara, amigo meu e o único que não justificou a seca em razão dos pecados do povo, nem evocou maldições divinas e que tem feito lá o que pode. 

Estamos enviando o Rômulo Martins, caminhante aqui de Salvador ,policial civil licenciado e cheio de amor e voluntariedade. Ele vai chegar lá antes e passar alguns dias mapeando as regiões mais inóspitas. Talvez o Rubem Junqueira, amigo do Rômulo e também caminhante, o acompanhe. Além disso, ele estará pavimentando o projeto piloto que é criarmos a Casa SOS Religar, como espécie de SENAI para região além de abrigar as futuras ações de socorro.
 A Pollyana Carneiro e seu marido Luciano,  caminhantes (estiveram no último encontro nacional), professores e habitantes de Patos, Paraíba, cidade que  a semelhança de Tuparetama faz fronteira com os altos sertões do Pajeú e Cariri; aliaram-se a nós e, nossa esperança é que eles, por morarem lá, possam nos ajudar a consolidar o projeto.

Realidade sociopolítica:

*Boas notícias... Já começa chover em alguns lugares... Mas o índice pluviométrico é muito baixo para sobrepujar os efeitos causados pela seca. A visão política pode ser entendida neste artigo: http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2012/11/17/noticiasjornalbrasil,2955680/situacao-da-seca-no-nordeste-deve-piorar-em-2013.shtml

Ele conclui: Um dos maiores desafios no desenvolvimento regional, o convívio com as secas em todo o Brasil - particularmente, no Nordeste -, continua a ser um dos grandes dilemas do País, apesar dos declarados esforços oficiais para minimizá-lo. 
As contribuições do Governo são bem “intencionadas”. Transposição do Rio S. Francisco adiada... Verba de bilhões será segmentada e lá na rabeirazinha o sertanejo receberá uma cisterna, caso more em região mais “civilizada”.

Nosso desejo...

Criar bases (SOS Religar) nos altos sertões do nordeste além de apoiar os núcleos incubadores (ONGs, Instituições) atuantes no Nordeste e sertões.

Enquanto isto busco conciliar minhas demandas pessoais, profissionais e compromissos com a Supervisão na Bahia junto com meu amigo Anderson Villaverde com o projeto SOS Religar.

Na segunda reunião que fiz com os voluntários para produção de um vídeo, o Victor Venas, caminhante e meu amigo falou de artes e citou Alice no País das Maravilhas e a  toca do coelho. Hoje eu sei que não estou em nenhum país das maravilhas, mas estou entrando na Toca do Coelho. Gostaria se possível, contar com mais alguns de vocês na divulgação e promoção da SOS RELIGAR NORDESTE.

Não estou pedindo a você que assuma mais uma frente...Temos o Way To The Nations e outras ações in loco nas Estações.  Neste primeiro momento, estou me reportando exclusivamente à região Nordeste na captação de recursos

Peço apenas que você divulgue para que voluntários possam se agregar e tenhamos em breve uma rede de esperanças com diversidade de profissionais e atuações que decidiram modelar sua missão profissional a missão de Jesus de Nazaré.

Um beijo fraterno em todos!

Onde você acompanha os detalhes deste relatório: www.sosreligar.com e na nossa fanpage: www.facebook.com/SOSRELIGARNORDESTE


Fernando Lima
SOS Religar Nordeste | Supervisão do Caminho/Bahia
(71) 3351-1784 | (71) 9251-1639
Skipe: fernandocaminhossa | nando@sosreligar.com